Relatórios de Atividades a partir do ano 2000
Destacam-se as seguintes realizações:
-
Apoiada indicação de Oscar Araripe para Doutor Honoris Causa da UFRJ. Ano de 2019;
-
Apoio ao Manifesto de Óbidos a favor da Língua Portuguesa. Ano de 2023;
-
Banco de Talentos, objetivando oportunidades de estágios para os discentes da UFRJ. Ano de 2000;
-
Campanha Sangue para o Hospital Universitário Ano de 2002;
-
Colóquio França-Brasil promovido pela AAAP Arquitetura. Ano de 2004;
-
Comemoração dos 90 anos da UFRJ e 10 anos do Conselho de Minerva. Ano de 2010;
-
Criação da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, em comemoração dos 200 anos da independência do Brasil. atingindo Universidades do Rio de Janeiro, Porto, Leiria, Lisboa e Évora. Câmaras Municipais Porto e de Estremoz. Ano de 2022.
-
Criado para Movimento de Participação Médica o Observatório da Saúde do Rio de Janeiro e realizado o fórum “Sustentabilidade do SUS”. Ano de 2018;
-
Diplomação do Presidente de Honra, Reitor Professor Roberto Medronho. Ano de 2023;
-
Edição de “Assessoria de Comunicação Visão Universitária. Ano de 2008;
-
Edição do livro "Juízo de Admissibilidade nos Recursos Especial e Extraordinário", lançado no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ano de 2006.
-
Fundação. Ano de 2000;
-
Homenagem a Cid Pacheco. Ano de 2008;
-
Homenagem a Faculdade Nacional de Direito. Ano de 2000;
-
Homenagem a Faculdade Nacional de Medicina nos seus 200 anos. Ano de 2008;
-
Homenagem a Maria Lenk. Ano de 2007;
-
Homenagem à Maternidade Escola da UFRJ. Ano de 2000;
-
Primeiro Colóquio Resgate da Identidade Brasileira, promovido pela AAA Arquitetura. Ano de 2002;
-
Primeiro Encontro Internacional do Conselho de Minerva em Buenos Aires. Ano de 2008;
-
Primeiro Financiamento da Pós-graduação. Ano de 2001;
-
Realidade Brasileira Visão Universitária. Edição de publicação com a AAA Comunicação. Ano de 2004;
-
Realizado encontro “África no Brasil” com estudantes africanos no Rio de Janeiro. Ano de 2009;
-
Realizado o I Webcolóquio Internacional do Conselho de Minerva com o tema “Enfrentando os desafios do SARS-CoV-2”, reunindo brasileiros Professores Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv. Este foi o primeiro encontro formal entre a UFRJ e a TAU. Ano de 2021;
-
Reconhecida pelo Conselho Universitário da UFRJ a AAA Faculdade Nacional de Direito. Ano de 2016;
-
Reinstalação da AAA Faculdade Nacional de Medicina. Ano de 2015;
-
Resgate judicial da marca Universidade do Brasil. Ano de 2000;
-
Sede de Saber, em série de TV é lançada na TV Comunitária do Rio de Janeiro. Ano de 2008;
-
Sede de Saber, gravações com antigos alunos, produzido em conjunto com a TV Alerj tem início com Maria da Paz Manhães, seguidos de Pinguelli Rosa, Eduardo Portella, Ivo Pitangui, Maria Lenk, Cid Pacheco, Raymundo Machado e outros. Ano de 2005;
-
Segundo Colóquio Resgate da Identidade Brasileira, promovido pela AAAP Arquitetura. Ano de 2003;
-
Seminário “A função do ensino superior frente a uma sociedade em transformação”, promovido pela Associação Fluminense de Ex-Bolsistas na Alemanha e o Instituto Goethe. Ano de 2004;
-
Seminário Alcoologia. Ano de 2001;
2024
Relatório de Atividades Ano 2024
Ano de continuidade de agraciamentos com a comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, que se estenderá até 2025 quando se comemora os 200 anos do Tratado de Amizade e Paz entre Brasil e Portugal com o reconhecimento da independência proclamada em 1822.
Pedro no seu Batalhão
Por ocasião da Independência D. Pedro I selecionou 600 homens para constituir o seu Batalhão. Permanece no Rio de Janeiro o Batalhão de Guardas, o Batalhão do Imperador. A este foi doado pelo Conselho de Minerva o banner com sua efígie, confeccionado para as comemorações do bicentenário da independência, quando foi outorgada a Comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
Pedro, O Libertador
Foram recepcionados na Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador:
Cidade de Tiradentes; Cidade de São João Del Rey; Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rey; Orquestra Ribeiro Bastos; Alessandro Resende Guimarães da Silva; José Carlos Mathias, Gabinete Português de Leitura de Recife; in memoriam Juscelino Kubitscheck; Universidade Tiradentes.
Todos os outorgados com a comenda são partícipes da referida Congregação e acolhidos como Conselheiros Eméritos de Minerva. A lista atualizada está na página na internet sempre na aba Pedro, O Libertador.
Página na Internet
Ao longo do ano foi atualizado a página do Conselho de Minerva na internet. Em dezembro estavam disponibilizados 236 álbuns de memória fotográfica com mais de dois mil momentos.
Youtube
Em nosso canal Conselho de Minerva podem ser assistidos os vídeos da série “Sede de Saber” e documentários de nossas principais solenidades, notoriamente as outorgas do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
Custeio
Em 2024 contribuíram financeiramente para a manutenção do Conselho de Minerva os Conselheiros José Marcus Raso Eulálio e Sebastião Amoêdo.
Para que mais seja feito, diga-nos o quê você pode fazer mais.
2023
Relatório de Atividades Ano 2023
Ano de continuidade de agraciamentos com a comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, que se estenderá até 2025 quando se comemora os 200 anos do Tratado de Amizade e Paz entre Brasil e Portugal com o reconhecimento da independência proclamada em 1822. Foram ainda recebidos vários novos Conselheiros Eméritos de Minerva.
Pedro, O Libertador
Foram recepcionados na Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador: Heloi Moreira; in memoriam Manoel de Souza Martins, Visconde da Parnaíba; Elcio Rogério Secomandi; Maria Antonieta Rubio Tyrrel; Rotary Clube do Rio de Janeiro; Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Museu Naval; in memorian João Francisco de Oliveira Botas; André Olímpio Mosselman du Chenoy Castro; Biblioteca Nacional de Portugal e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. Todos os outorgados com a comenda são partícipes da referida Congregação e acolhidos como Conselheiros Eméritos de Minerva. A lista atualizada está na página na internet sempre na aba Pedro, O Libertador.
Novos Conselheiros
Foram diplomados como Conselheiros Eméritos de Minerva: Cassia Curan Turci e Alberto Schanaider.
Presidente de Honra
Em solenidade na Congregação da Faculdade Nacional de Medicina foi recepcionado como Presidente de Honra do Conselho de Minerva o Reitor da Universidade Federal do rio de Janeiro.
Apoio ao Manifesto de Óbidos
O Conselho de Minerva passa a apoiar e solicitar adesões na página de subscrição pública para o Manifesto de Óbidos. Lançado durante o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, o Manifesto pela Língua Portuguesa defende que nosso idioma seja identificado não apenas como uma língua de culturas, mas também como uma língua de ciência. As adesões estar a ocorrer através de nossa página na internet.
Página na Internet
Ao longo do ano foi atualizado a página do Conselho de Minerva na internet. Em dezembro estavam disponibilizados 224 álbuns de memória fotográfica com cerca mais de dois mil momentos.
Youtube
Em nosso canal Conselho de Minerva podem ser assistidos os vídeos da série “Sede de Saber” e documentários de nossas principais solenidades, notoriamente as outorgas do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
2022
Relatório de Atividades Ano 2022
Ano excepcional, ocasião em que a visibilidade do Conselho de Minerva ultrapassou as fronteiras do Brasil e se espraiou por todo o território de Portugal, aí incluindo a Ilha da Madeira, através da outorga da comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador. Foram ainda recebidos vários novos Conselheiros Eméritos de Minerva.
Pedro, O Libertador
Portaria do dia 7 de setembro de 2021 expressava o desejo de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil e homenagear a memória daqueles que foram partícipes desse processo, notoriamente D. Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon. Agregaram-se a tal ideal, no Brasil o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, o Comando Militar do Leste e várias instituições militares, civis e religiosas. Em Portugal as Câmaras Municipais do Porto e de Estremoz, a Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte, a Irmandade da Lapa e as Universidades do Porto, Lisboa e Évora, além do Politécnico de Leiria. As solenidades de outorgas estão documentadas na página na internet na aba “Fotos”. Foi fundamental o apoio financeiro da Targa 5 Advisors, da Natural Energia e do Grupo MPE que patrocinaram insígnias, pastas, folheteria, pins e custos básicos dos eventos. Há que ser ressaltado o trabalho de vários Conselheiros de Minerva tanto no Brasil quanto em Portugal que efetivaram preparativos e abrilhantaram os eventos com suas presenças, viabilizando os encontros internacionais de Antigos Alunos da Odontologia e da Engenharia da UFRJ. A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro enviou a Diretora de Acessibilidade da universidade para fazer importantes palestras, trocando experiências sobre tão importante ideal universitário. A Consul Geral de Portugal no Rio de Janeiro ofereceu grande obséquio, não só prestigiando a solenidade, quanto legitimando nossa atuação junto às autoridades de seu país. Já o empreendimento cultural Música no Museu Internacional nos ofereceu concertos de piano nas cidades do Porto, Lisboa e Évora. O Regulamento da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador pode ser consultado na página na internet na aba “Pedro, O Libertador” e é o norteador de nossas atividades que prosseguem, pelo menos até 2025, quando estaremos comemorando os 200 anos do Tratado de Paz, Amizade e Aliança com Portugal. Todos os outorgados com a comenda são partícipes da referida Congregação e acolhidos como Conselheiros Eméritos de Minerva. A lista atualizada está na página na internet sempre na aba Pedro, O Libertador.
Novos Conselheiros
Foram diplomados como Conselheiros Eméritos de Minerva: O Museu do Exército e o Engenheiro Israel Blajberg, no dia 27 de março, no Forte de Copacabana. O advogado Claudio de Castro Panoeiro; os Professores Jerson Lima Silva, José Antônio Borges, Orlando Marques Vieira, Patricia Silva Dorneles, Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek e Vicente Ferreira, e a Diretora de Acessibilidade da UFRJ Amélia Abigail Rosauro de Almeida, no dia 30 de maio, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. No mesmo local no dia 14 de setembro ocorreu a diplomação do Maestro Claudio Vettori; do Diretor da Escola de Minas de Ouro Preto José Alberto Naves Cocota Junior e Sergio Costa e Silva, gestor de Música no Museu. O Engenheiro Renato Ribeiro Abreu foi diplomado no dia 11 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora da Glória. O Provedor Francisco Horta, na Santa Casa do Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro. Os Professores David José Casimiro de Andrade e Vasco Peixoto Freitas na Universidade do Porto, Portugal, no dia 23 de setembro. A concertista Fernanda Canaud no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, Portugal, em 28 de setembro e o Engenheiro João Senos em Lisboa, Portugal, no dia 30 de setembro, além dos outorgados com a comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, cuja lista completa está na página na internet.
Honoris Causa
O Conselho de Minerva atuou com ênfase para que Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito pudesse fazer jus ao título de Doutor Honoris Causa da UFRJ, efetivado no dia primeiro de dezembro, ocasião em que também foi outorgado com a comenda Pedro, O Libertador.
Apoio à UFRJ
Na plataforma Petição Pública foi iniciado um abaixo assinado para aprovação da PEC 24 de 2019 que exclui despesas de instituições federais de ensino, da base de cálculo e dos limites individualizados para as despesas primárias. Tal medida é estratégica haja vista que recursos próprios obtidos pelas Universidades Públicas são subtraídas para os cofres da União se ultrapassarem o teto da disponibilidade de despesas.
Página na Internet
Ao longo do ano foi atualizado a página do Conselho de Minerva na internet. Em dezembro estavam disponibilizados 211 álbuns de memória fotográfica com cerca de dois mil instantes.
Youtube
Em nosso canal Conselho de Minerva podem ser assistidos os vídeos da série “Sede de Saber” e documentários de nossas principais solenidades, notoriamente as outorgas do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
2021
Relatório de Atividades Ano 2021
Ano, ainda de período de pandemia, passou mantendo restrições de segurança sanitária. Mas a esperança esteve presente com a atuação de pesquisadores de todo o mundo, incluindo aqueles da UFRJ, no empenho de legar à humanidade condições de sobrevivência ao vírus e às nossas divergências. Se de tudo resta um pouco, restou àqueles que ficaram as saudades pelos entes queridos perdidos e o compromisso de legar uma sociedade mais justa e feliz aos que sobreviveram.
Reuniões via Web
Adaptando-se à nova realidade o Conselho de Minerva adotou uma plataforma fixa para realização e transmissão de suas reuniões via web.
Novos Conselheiros
Wladimir Augusto das Neves foi diplomado em solenidade no Instituto de Matemática da UFRJ, onde o professor é Diretor. A solenidade foi realizada de forma híbrida, com apenas dois Conselheiros presentes e vários virtualmente.
Sávio Neves Filho foi diplomado em solenidade na Estação do Trem do Corcovado, onde é presidente da via férrea mais bela na cidade do Rio de Janeiro. A solenidade foi realizada de forma híbrida, com conselheiros presentes física e virtualmente.
Sonia Groisman foi diplomada na sede do Conselho Regional de Odontologia. A solenidade foi realizada de forma híbrida, com conselheiros presentes física e virtualmente, incluindo a Diretoria da Faculdade de Odontologia da UFRJ Profa Marcia Grillo e o Presidente do CRO Dr. Altair Andrade.
Ricardo Salgado Martins foi diplomado Conselheiro Emérito e Francisco Abreu Victer Conselheiro Ad Opportuno Tempore. A solenidade foi realizada de forma híbrida na sede da Natural Energia.
Honoris Causa
O Conselho de Minerva atuou com ênfase para que Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito pudesse fazer jus ao título de Doutor Honoris Causa da UFRJ.
Página na Internet
Ao longo do ano foi recuperada a página do Conselho de Minerva na internet. Até o final de dezembro tinham sido disponibilizados 158 álbuns de memória fotográfica com quase dois mil instantes.
Reunião Internacional SARS-CoV-2
No dia 11 de junho foi realizado o I Webcolóquio Internacional do Conselho de Minerva com o tema “Enfrentando os desafios do SARS-CoV-2”. Reunindo Brasileiros Professores Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel)
e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). A reunião contou com a participação do Professor Marcelo Ehrlich pela TAU e a Professora Leda dos Reis Castilho pela UFRJ. A moderação coube à Reitora e Presidente de Honra do Conselho de Minerva Denise Pires de Carvalho.
Com esse evento o Conselho de Minerva não apenas contribuiu para disseminar informações sobre a pesquisa do SARS-CoV-2 como realizou a primeira aproximação da UFRJ com uma universidade do Estado de Israel, em 75 anos daquele país.
Pedro, O Libertador
Portaria do Conselho de Minerva datada de 7 de setembro foi criada a Congregação do Colar “Pedro, O Libertador”, comenda a ser galardoada a nacionais e estrangeiros, civis ou militares, pessoas físicas ou jurídicas, prioritariamente brasileiros ou portugueses, que se tenham tornado, a juízo do Sodalício da Congregação, merecedores desta distinção. Evento integrante das comemorações do 200 anos da Independência do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil suas outorgas se darão ao longo do mês de setembro de 2022 e posteriormente sempre no referido mês, quando se rememora o Grito do Ipiranga, no dia 7, e o falecimento de “Pedro, o Libertador”, no dia 24.
2020
Relatório de Atividades Ano 2020
O ano de 2020 foi extremamente atípico, impondo a todos a obrigatoriedade de um rigoroso distanciamento social, numa clausura física e alta tortura comunicacional, pelo bombardeamento de informações alarmantes.
Ninguém passou incólume a esse tempo. Muitos sofreram grandes tristezas e, mesmo após a pandemia, restarão imensas saudades.
O Conselho de Minerva e as Associações de Antigos estiveram impedidos de realizar quaisquer eventos presenciais, mas se mantiveram na divulgação de apoio às ações governamentais de controle do COVID-19.
A despeito de tais impedimentos o Conselho de Minerva encareceu aos Antigos Alunos que enviassem testemunhos sobre sua vida universitária, em homenagem aos 100 anos que marcavam a trajetória da UFRJ. A série foi iniciada com a Professora Emérita e Conselheira Ana Ivenicki.
Apesar das posses presenciais terem sido impossibilitadas novos Conselheiros foram indicados e aceitos em 19 de março, tais como: Daniel Oliveira Branco Silva.
Um novo ano chegou e com a se renova a esperança e se alicerça a gratidão por termos sido poupados. Como eternos aprendizes na Escola da Vida, nos fica a advertência para um maior empenho na edificação de uma sociedade mais justa, pressuposto para o atendimento do ideal coletivo pela felicidade.
2019
Relatório de Atividades Ano 2019
Novo Conselheiro
Em solenidade festiva no Clube de Engenharia foi empossado como Conselheiro Emérito Eduardo Linhares Qualharini, representante dos Antigos Alunos no Conselho Universitário da UFRJ.
Despedida
Em solenidade com a presença de suas filhas e neta foi homenageada a memória de Raymundo Bittencourt Machado, um dos criadores do Conselho de Minerva em 1999, ao lado de Gilberto Lima (falecido) e Sebastião Amoêdo.
Relações Internacionais
O Vice Presidente de Relações Internacionais José Marcus Raso Eulálio manteve entendimentos com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e autoridades universitárias de Portugal, para regulamentação da reciprocidade no reconhecimento do diploma de Medicina em ambos os países.
Future-se
Tendo início uma nova gestão no Poder Executivo Federal as autoridades da Educação lançaram proposta do programa “Future-se” e instaram a sociedade a se manifestar, através de “consulta pública”. Conselheiros do Conselho de Minerva, representantes dos Antigos Alunos nos colegiados da UFRJ e demais Antigos Alunos da Universidade do Brasil, atual UFRJ, se reuniram e emitiram uma sugestão de posição sobre do programa, devidamente encaminhada ao Ministério da Educação.
Festa Nacional da Liberdade
O Conselho de Minerva apoiou a quinta edição da outorga da Comenda da Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, que homenageou o Conselheiro médico Anderson de Barros Abreu, restaurador e presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina.
Honoris Causa
O Conselho de Minerva assinou indicação do nome de Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito para fazer jus ao título de Doutor Honoris Causa da UFRJ.
Assembléia da Medicina
O Conselho de Minerva deu apoio à Assembléia Geral da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina na data de comemoração dos 211 anos da Faculdade. Presidida por Anderson Abreu contou com a presença do Presidente do CREMERJ Sylvio Provenzano graduado na FNM. O evento ocorreu no auditório Charles Damian, ex presidente da Associação, na sede do CREMERJ.
Jantar dos Antigos Alunos
O Conselho de Minerva participou de jantar de final de ano com Antigos Alunos e Professores, com a presença da Professora Tatiana Roque, Coordenadora do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Na ocasião foi analisada a programação das comemorações dos 100 anos da Universidade e a colaboração das Associações e dos Antigos Alunos. Ficou acordado que o Conselho de Minerva iria liderar a participação de Antigos Alunos.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. A instituição, que passa por reestruturação ante a nova realidade social prossegue com seu trabalho de cadastrar e alocar oportunidades para os jovens que iniciam sua vida profissional.
2018
Relatório de Atividades Ano 2018
Assembléia Geral
Em Assembleia Geral o CONSELHO DE MINERVA elegeu José Marcus Raso Eulalio para Vice-Presidente de Relações Internacionais. José Dias e Ana Ivenick para a Comissão Fiscal.
Novos Conselheiros
O Diretor Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, médico Professor Doutor Fausto José Conceição Alexandre Pinto foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva. A diplomação foi efetuada em Lisboa pelo Coordenador do Programa de Relações Internacionais da Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ e Vice-Presidente do CONSELHO DE MINERVA, Médico Prof. Dr. José Marcus Raso Eulálio.
O Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Pedro Romano Martinez foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva. O diploma foi entregue pelo Presidente da Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, Dr. Paulo Horn.
O ex-Ministro da Saúde, médico José Gomes Temporão foi diplomado Conselheiro Emérito do CONSELHO DE MINERVA, durante o VI Forum do Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Reflexão com Proposta
Presidentes de Associações de Antigos Alunos e Conselheiros de Minerva, em reunião extraordinária emitiram o texto: "À Reflexão com proposta", analisando o incêndio do Museu Nacional. O texto que foi publicado no dia 11 de setembro, deixa a questão: “Casas altas para abrigar musas? Primeiro é preciso saber se as queremos nas alturas!”.
Eleições nos Colegiados Superiores
Presidentes e delegados das Associações de Antigos Alunos se reuniram para analisar e escolher seus representantes para os colegiados superiores de Graduandos e de Graduados da UFRJ.
Forum “Sustentabilidade do SUS”
Idealizado, organizado e dirigido pelo CONSELHO DE MINERVA foi realizado, em conjunto com o Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Forum intitulado “Sustentabilidade do SUS”, que contou com o apoio da Universidade Castelo Branco.
Medalha da Resistência Cidadã
Em sua terceira edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro engenheiro presidente da A3P Heloi José Fernandes Moreira.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2018 foram oportunizados 3.244 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.356 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2018 inscreveram-se 447.
2017
Relatório de Atividades Ano 2017
Conselheiros Eméritos
Em 2017 não houve diplomação de novos Conselheiros Eméritos.
O ano de 2017 foi de imensa perplexidade para a Nação, com prenúncios da mais ampla incerteza. Ninguém e nenhuma instituição consegue passar incólume por tais períodos de tão profundas dificuldades, razão por que se permitiu a um estratégico recolhimento o CONSELHO DE MINERVA.
Mas tais adversidades testam diariamente os limites das expectativas e obrigam a não descuidar da esperança por dias melhores, uma vez que abrir mão dos sonhos é desleixar com a própria vida, individual e coletiva. A história há de relatar o esforço de todos os brasileiros para vencer os desafios da sociedade contemporânea.
CEAQ Sorbonne no Brasil encerra atividades
O CONSELHO DE MINERVA permaneceu apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. No Brasil sua representação formal foi e estava sendo desenvolvida pelo Professor Conselheiro de Minerva Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro, que nos deixou em 2017, legando a doce “saudade” de sua vida profícua e prazerosa, que sempre nos remeterá ao amargo de sua inexistência.
Medalha da Resistência Cidadã
Em sua terceira edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro médico Marcio Leal de Meirelles, executivo principal do Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, criado pelo CONSELHO DE MINERVA.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2017 foram oportunizados 1.405 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 8.128 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2017 inscreveram-se 1.992.
2016
Relatório de Atividades do Ano 2016
Novos Conselheiros Eméritos
Paulo Horn, Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, foi diplomado Conselheiro de Minerva, durante festa em comemoração dos seus 50 anos.
Foi ainda diplomada Conselheiro Emérito a UCB – Universidade Castelo Branco em solenidade no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.
Medalha da Resistência Cidadã
Em sua segunda edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro Raymundo Bittencourt Machado, criador do CONSELHO DE MINERVA.
Projeto Desculpas
O CONSELHO DE MINERVA assinou apoio projeto “Desculpas entre Brasil e Portugal”, pela condenação a morte de Tiradentes e pela expulsão de Don Pedro II. Iniciativa do Conselheiro Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito.
Sede de Saber
O Conselho de Minerva apresenta no Youtube a série “Sede de Saber”. Foram disponibilizadas as entrevistas com o professor, ex-diretor da Escola Nacional de Belas Artes e notório “carnavalesco” Fernando Pamplona; duas entrevistas com engenheiro Affonso Augusto Canedo Neto; o brigadeiro e fundador do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, Tércio Pacitti.
Futuro Conselheiro
O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Deputado Osmar Terra, graduado pela Faculdade Nacional de Medicina, recebeu o presidente da A³FNM Anderson Abreu e o vice-presidente executivo do CONSELHO DE MINERVA Sebastião Amoêdo, quando aceitou convite para receber a medalha de Conselheiro Emérito.
Esbulho Possessório na A³P
Sob a presidência de Heloi José Fernandes Moreira a A³P – Associação dos Antigos Alunos da Politécnica reuniu sua diretoria e associados no Clube de Engenharia para analisar o Esbulho Possessório da sede da Associação. Mantida há mais de 80 anos, desde que o atual IFICS era a Escola Politecnica a sede da A³P é um dos principais marcos da atuação dos antigos alunos a favor da universidade. Compareceram à reunião os seguintes representantes dos antigos alunos nos colegiados superiores: Ericksson Rocha e Almendra, Conselho Universitário; Eduardo Qualharini, Conselho do Forum de Ciência e Cultura; e Sebastião Amoêdo, Conselho de Curadores. Por unanimidade foi aprovada a adoção de todas as medidas cabíveis.
A³FNM poderá ter parceria com a Santa Casa
Os diretores da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina, Anderson Abreu, Luis Londres e Jorge Luiz do Amaral (Bigu) reuniram-se com o Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Francisco Horta, e o Secretário Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Na pauta a revitalização do Hospital da Santa Casa, imprescindível para o ensino da medicina no Estado do Rio de Janeiro. A A³FNM pretende estabelecer parceria com a Santa Casa objetivando o estabelecimento de um Hospital de Clínicas que apoie o ensino e a pesquisa. Dentre os colaboradores da Santa Casa estavam presentes os Mordomos do Hospital Geral, Hilton Koch, e dos Prédios, Mauro Dias. Na ocasião o Provedor Francisco Horta aceitou o convite do vice-presidente executivo do CONSELHO DE MINERVA, Sebastião Amoêdo, para receber a medalha de Conselheiro Emérito.
Novo Marco Regulatório
Dirigentes de Associações de Antigos Alunos se reuniram na Asse, empresa de consultoria contábil, para conhecimento do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Direito reconhecida como Nova Associação
O Conselho Universitário da UFRJ reconheceu em Sessão de 27 de Outubro de 2016 a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito.
Observatório da Saúde
O CONSELHO DE MINERVA anunciou a criação do OBSERVATÓRIO DA SAÚDE. Concebido pelo Conselho, adotado e gestionado pelo Movimento de Participação Médica estará no ar em breve.
Cassados reempossados
Bernardo Bosísio, filho de Carlos Eduardo Bosísio, in memoriam, André Barros, filho de Fernando Barros, in memoriam, Antonio Serra, Luiz Felipe Haddad, Jorge Moura, Esther Bertoletti, Sergio Moreira de Oliveira, Francisco Domingues, Hariberto Miranda Jordão, Alexandre Addor, Oscar Araripe,Paulo Horn, Paulo Lins e Sila e Técio Lins e Silva, foram alguns dos diretores do CACO, cassados no passado e que tiveram seus mandatos devolvidos.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2016 foram oportunizados 1.402 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 7.960 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2016 inscreveram-se 1.562.
2015
Relatório de Atividades do Ano de 2015
Novos Conselheiros
Em Bogotá foram diplomados como Conselheiros Eméritos a Embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer e o Embaixador Júlio Cesar Gomes dos Santos.
Na Cidade do México o Embaixador Marcos Raposo Lopes.
Na cidade de Boston, Estados Unidos, a Consulesa Gilvania Maria de Oliveira.
Na cidade de Lima, Peru, o Embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira.
Em Búzios foram diplomados os médicos da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina - A³FNM: Anderson de Barros Abreu, Denise Pires de Carvalho, Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Luiz Roberto Londres, Marcio Leal de Meirelles, Paulo Cesar Fructuoso, Roberto de Andrade Medronho, Roberto Luis d'Ávila, Ruy Haddad e Walter Araujo Zin. Também diplomado o graduado pela Faculdade Nacional de Direito e artista plástico Oscar Araripe, que doou uma de suas obras para o CONSELHO DE MINERVA.
Ainda em Búzios recebeu Grande Homenagem do CONSELHO DE MINERVA o Professor de Medicina Isaac Vaisman.
Foi diplomada Myda Maria Sala Pacheco, durante o XIV Congresso da Politicom, realizado no auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ.
Conselheiro doa Tela
O artista Oscar Araripe, graduado pela Faculdade Nacional de Direito, doou a tela “Jarro de Flores em Vermelho” para o CONSELHO DE MINERVA. A tela foi leiloada durante o encontro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina e o Conselho de 4 a 6 de dezembro. A renda obtida foi revertida equanimemente para o CONSELHO DE MINERVA e a A³FNM. Com tal numerário foi possível cunhar novas medalhas de Conselheiros Eméritos.
Primeira reunião da A³FNM reinstalada
Com a presença do Presidente de Honra, Diretor da Faculdade Nacional de Medicina Roberto de Andrade Medronho, a Associação dos Antigos Alunos realizou sua primeira reunião, quando foram discutidos seus projetos futuros, dentre eles o apoio à revitalização do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Ao evento, ocorrido em 8 de janeiro de 2016 e considerado histórico, compareceram o Presidente, Anderson de Barros Abreu; o Vice-presidente, José Marcus Raso Eulálio; a Diretora Tesoureira, Denise Carvalho; o membro Titular do Conselho Fiscal, Jorge Luis do Amaral; e os representantes da Associação na Congregação da Faculdade: Lúcio Pereira de Souza e Nelson Gonçalves Pereira. Também presente José Mauro Braz de Lima, convidado para o Conselho Editorial da A³FNM. O Vice-presidente Executivo do CONSELHO DE MINERVA, Sebastião Amoêdo, participou da reunião.
Sede de Saber no Youtube
O CONSELHO DE MINERVA está no YouTube. Nesse novo canal se poderá assistir importantes momentos legados à posteridade por profissionais vinculados à Universidade do Brasil, atual UFRJ. Inicialmente estará disponibilizada a série "Sede de Saber", gravada com o apoio da TV ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) com depoimentos de pessoas marcantes, verdadeiros exemplos para todas as gerações. O canal está ainda aberto para perenizar outras atividades acadêmicas da UFRJ, tais como cerimônias de formatura, solenidades de diplomação e eventos especiais.Inaugurando esse canal o CONSELHO DE MINERVA disponibilizou ao público a série de entrevistas com renomados Antigos Alunos: o cirurgião Dr. Ivo Pitanguy; a médica psiquiatra Dra. Maria da Paz Manhães; o arquiteto professor Mauro Viegas; o físico professor Luiz Pinguelli Rosa; ex-Ministro da Educação professor Eduardo Portella; e o advogado Celso Fontenelle.
Grande Homenagens
O CONSELHO DE MINERVA outorgou Grande Homenagem, in memorian, aos Professores Cid Peres Pacheco e Marcus Faria Figueiredo. A diplomação se deu durante o XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Eleitoral
Festa Nacional da Liberdade
A Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, é uma homenagem ao protomártir da independência Joaquim Antônio da Silva Xavier, o Tiradentes. Sua primeira outorga na Festa Nacional da Liberdade, em homenagem aos 125 anos da FND e 100 anos do CACO - Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, homenageou o Conselheiro Sebastião Amoêdo de Barros, criador do CONSELHO DE MINERVA.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2015 foram oportunizados 3.064 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.927 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2015 inscreveram-se 1.740.
2014
Relatório de Atividades do Ano 2014
Novos Conselheiros
O professor José Marcus Raso Eulálio, foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva em evento realizado no Iate Clube do Rio de Janeiro.
O Embaixador em Portugal Mario Villalva foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva pelo Vice-Presidente de Relações Internacionais Roberto Lauro Lana, em solenidade na embaixada do Brasil em Lisboa.
O professor Francisco de Assis Esteves, foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva pelo ex-Reitor e Conselheiro Nelson Maculan Filho. Coube a Conselheira Maria Antonieta Rubio Tyrrell, Superintende de Atividades Fora da Sede da UFRJ fazer a imposição da medalha no homenageado. A diplomação se deu em cerimônia comemorativa do vigésimo aniversário do NUPEM – Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2014 foram oportunizados 3.042 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.927 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2014 inscreveram-se 1.268.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.
2013
Relatório de Atividades do Ano de 2013
Novos Conselheiros Eméritos
Na cidade de New York foi diplomado Conselheiro Emérito o Cônsul Geral do Brasil, Luiz Felipe Seixas Corrêa.
Em Praga foi diplomado o Embaixador George Monteiro Prata e em Copenhagem o Embaixador Gonçalo Mello Mourão.
No Rio de Janeiro procedeu-se a diplomação de Fátima Sobral Fernandes.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2013 foram oportunizados 2.900 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.710 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2013 inscreveram-se 1.668.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.
2012
Relatório de Atividades do ano 2012
Novos Conselheiros
O CONSELHO DE MINERVA acolheu como Conselheira Emérita Maria das Graças Freitas Souza Filho. A diplomação ocorreu em solenidade festiva durante a formatura da primeira turma do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ.
Na ocasião o graduando com o maior Coeficiente de Rendimento Thomaz Cantuária Waldmann Brasil recebeu o diploma de Conselheiro Emérito Ad Opportunere Tempore.
Por ocasião de uma segunda turma do Curso de Biblioteconomia recebeu o mesmo diploma Alex Medeiros Kornalewsky.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2012 foram oportunizados 2.924 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE-RJ havia 5.118 universitários da UFRJ, sendo 1.609 o número de inscritos em 2012.
2011
Relatório de Atividades do ano 2011
Conselheiro Emérito
O Conselheiro Alberto Gabbay Canen diplomou como Conselheiro Emérito o Embaixador Brasileiro na Croácia, Luiz Fernando Gouvêa de Athayde.
Conselheiro Ad Opportunere Tempore
A Diretoria aprovou sugestão do Vice-Presidente Executivo para que sejam feitos convites-homenagens aos graduandos da UFRJ para que participem do CONSELHO DE MINERVA. Para tanto foi definido que todos os as turmas de graduandos interessadas receberão na solenidade de formatura um certificado de CONSELHEIRO DE MINERVA AD OPPORTUNERE TEMPORE, concedendo-lhes o direito de ingressar no quadro de CONSELHEIRO EMÉRITO, sem ônus, pelo período de até 10 (dez) anos. Com isso são oportunizadas novas gerações para a continuidade da causa da educação. A primeira turma de graduandos a receber o diploma será a do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ.
CEAQ Sorbonne no Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro. Várias atividades já vêm sendo realizadas algumas delas com a participação pessoal do Professor Michel Maffesoli.
CIMAM
O Centro Integrado de Modelismo Ases de Minerva, que já tinha a aprovação do Comitê Técnico do Plano Diretor, foi homologado para funcionar no Campus da Ilha da Cidade Universitária pelo Conselho de Curadores da UFRJ . O Comitê de Modelismo do CONSELHO DE MINERVA analisa a melhor oportunidade para sua instalação.
O objetivo do CIMAM é propiciar e desenvolver a prática do modelismo em suas múltiplas expressões, como o aeromodelismo, helimodelismo, planadorismo, nautimodelismo, rodomodelismo, ferromodelismo e plastimodelismo, interagindo com a academia. Insere-se nessas atividades a atuação de desenvolvimento social e econômico de membros das comunidades adjacentes ao campus, através da habilitação de novos profissionais para o suporte técnico do modelismo no Rio de Janeiro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2011 foram oportunizados 1.311 estágios para universitários da UFRJ, dos 2.825 solicitantes inscritos. Na base do CIEE-RJ havia 5.137 universitários da UFRJ, sendo 1.785 o número de inscritos em 2011.
2010
Relatório de Atividades do ano 2010
Assembléia
Na assembléia comemorativa dos 10 anos de fundação do CONSELHO DE MINERVA houve posse de novos Conselheiros Eméritos e Homenagens a personalidades que se destacaram na causa da Educação.
As homenagens por indicação dos Comitês temáticos foram para a Professora Heloisa Buarque de Holanda, por sua trajetória como educadora e para a Procuradora Federal Telma Marques Malheiros Carvalho, que vem se destacando na causa do Desenvolvimento Sustentado.
Tomaram posse como Conselheiros Eméritos Alberto Gabbay Canen, Ana Canen, a Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ – AMA/UFRJ, Giuseppe Luigi Maiolino, Marcelo Serpa e Maria José Veloso da Costa Santos.
Após a Assembléia os Conselheiros participaram de uma “Ode a deusa Ninkasi”: Grande Aula com o cervejólogo Leandro Ajuz Coelho, sobre a arte de selecionar e apreciar a bebida criada pelos sumérios, a preferida do Faraó Ramsés III, presente no Código de Hamurabi e nos comerciais de Paris Hilton, com degustação de selecionados exemplares.
Universidade do Brasil: 90 anos
No dia 20 de setembro de 2010 o CONSELHO DE MINERVA comemorou os 90 anos da UNIVERSIDADE DO BRASIL com Jantar Executivo na Galeria 1618. Na ocasião foi assinado um acordo com a Honda Veículos, através da concessionária Rio-Tokio, para lançamento de um Consórcio para ex-aluno, alunos, professores, funcionários e amigos da UFRJ. O Conselheiro Roberto Cavalcanti, aniversariante na véspera, foi homenageado pelos presentes.
CEAQ Brasil
O CONSELHO DE MINERVA permanece responsável pela institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com pesquisadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, o CEAQ dispõe de uma representação formal desenvolvida pelo Professor Doutor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio.
Universitário Segurado
Durante todo o ano foi mantido, universitários africanos e do alojamento da UFRJ, o programa Universitário Segurado, patrocinado pela AMA/UFRJ – Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ, que assegura as despesas de alunos em caso de acidentes pessoais. O apoio da AMA/UFRJ, encerrado em outubro, cobria uma apólice de seguro contra acidentes pessoais para até 500 (quinhentos) universitários.
Comitê de Modelismo
O CONSELHO DE MINERVA agregou a seus comitês o Comitê de Modelismo, objetivando congregar praticantes de modelismo que freqüentam os campi universitários. A presidência está a cargo do Conselheiro Giuseppe Luigi Maiolino.
CIMAM
O Comitê de Modelismo do CONSELHO DE MINERVA criou o CIMAM – Centro integrado de Modelismo Ases de Minerva. Suas instalações no campus da Ilha (Fundão) da Cidade Universitária foram aprovadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ e autorizadas a funcionar pela Prefeitura Universitária. Suas atividades seguem todos os norteamentos da administração superior da UFRJ e, para os casos específicos de aeromodelismo, das autoridades da aviação e da COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo.
O objetivo do CIMAM é propiciar e desenvolver a prática do modelismo em suas múltiplas expressões, como o aeromodelismo, helimodelismo, planadorismo, nautimodelismo, rodomodelismo, ferromodelismo e plastimodelismo, interagindo com as unidades de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Insere-se nessas atividades a atuação de desenvolvimento social e econômico de membros das comunidades adjacentes ao campus, através da habilitação de novos profissionais para o suporte técnico do modelismo no Rio de Janeiro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2010 foram oportunizados 2.622 estágios para universitários da UFRJ, dos quais 530 solicitaram inscrição naquele mesmo ano. Na base do CIEE havia 5.432 universitários da UFRJ sendo 1.876 o número de inscritos em 2010.
Sede de Saber
A série Sede de Saber, programa de Televisão exibido na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), prosseguiu apresentando ao longo do ano entrevista com o Engenheiro (turma de 1958) Affonso Augusto Canedo Netto, que fala em dois programas sobre sua vida profissional na Prefeitura do Rio de Janeiro e sobre a construção da Cidade de Música. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.
Página na Internet
A página do CONSELHO DE MINERVA na internet completamente remodelada permite a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados e pós-graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.
2009
Relatório de atividades do ano de 2009
Assembléia
A Assembléia Geral realizada em 19 de março, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, elegeu nova Diretoria e Comissão Fiscal para o quatriênio de março de 2009 a março de 2013. Na ocasião foi diplomada Olimpia Augusta dos Santos Gonçalves como Conselheira Emérita de Minerva.
Embaixador em Atenas é Conselheiro Emérito
O Vice-Presidente de Relações Internacionais, Roberto Lauro Lana, diplomou em Atenas o novo Conselheiro Emérito Affonso Emílio de Alencastro Massot, atual Embaixador Brasileiro na Grécia.
Comitês Temáticos
Foram criados os Comitês Temáticos, que objetivam desenvolver ações específicas nas áreas de interesse social e profissional, além de indicar pessoas físicas ou jurídicas para prêmios anuais. Compreendendo os seguintes prêmios: Personalidade do Ano; Instituição de Ensino Superior; Docente do Ano (básico, secundário e superior); Pesquisador do Ano (iniciação científica, pós-graduando ou pesquisador sênior). Cada Comitê tem um Patrono e um Presidente, a quem cabe desenvolver as atividades do Comitê. Os Patronos e os Presidentes são os seguintes: Artes – Heitor Villa Lobos – Rosza Well Zoladz; Direitos Humanos – Sobral Pinto – Celso Guedes; Comunicação – Barbosa Lima Sobrinho – Moysés Chernichiarro Corrêa; Educação – Paulo Freire – Telenia Hill; Política e Desenvolvimento – Juscelino Kubitschek – Ney Suassuna; Bem Estar Social – Don Helder Câmara – presidência vaga; Economia – Celso Furtado - presidência vaga; Tecnologia – Fernando Lobo Carneiro – Paulo Alcântara Gomes; Esportes – Maria Lenk - presidência vaga; Brasilidade – Darcy Ribeiro – Claudete Lima; Saúde – Carlos Chagas Filho – Pietro Novellino; Meio Ambiente – Orlando Villas Boas – Flávio Miguez.
CEAQ Brasil
O CONSELHO DE MINERVA é o responsável pela institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. Este laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com pesquisadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, o CEAQ agora disporá de uma representação formal desenvolvida pelo Professor Doutor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio. O convênio de parceria foi assinado pelo Professor Doutor Michel Maffesoli durante o XI Colóquio França-Brasil.
O CEAQ BRASIL será regido por um Estatuto a ser elaborado. Até sua constituição legar será acolhido e gerido pelo CONSELHO DE MINERVA.
África no Brasil: Visão Universitária
Com o objetivo de discutir o intercâmbio cultural entre Brasil e África, foi realizado nos dias 23 e 24 de junho o evento África no Brasil, Visão Universitária, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
O encontro, reunindo estudantes africanos conveniados ao Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), incluiu debates e apresentações de dança e música. Participaram estudantes de Angola, Burkina Faso, Cabo Verde, Congo, Gana, Guiné Bissau, Moçambique Nigéria, Quênia, São Tomé e Príncipe e Senegal.
O evento contou ainda com representantes diplomáticos como o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique Murade Isaac Murargy e do Cônsul da República de Cabo Verde Pedro António dos Santos.
Universitário Segurado
Durante o Encontro Brasil África foi lançado para universitários africanos e do alojamento da UFRJ o programa Universitário Segurado, patrocinado pela AMA/UFRJ – Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ, que assegura as despesas de alunos em caso de acidentes pessoais. O apoio da AMA/UFRJ cobre uma apólice de seguro contra acidentes pessoais para até 500 (quinhentos) universitários.
Acordo Ningbo China
Em 20 de outubro foi assinado acordo de cooperação no campo da educação com a delegação da província de Ningbo, China. Pelo acordo o CONSELHO DE MINERVA e as organizações de Ningbo trocarão experiências no campo da qualidade da educação, intercâmbio de estudantes e de experiências acadêmicas.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 35 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2009 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2009 inscreveram-se 2.470.
Sede de Saber
A série Sede de Saber, programa de Televisão exibido na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), prosseguiu apresentando ao longo do ano momentos do Encontro Brasil – África. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.
Página na Internet
A página do CONSELHO DE MINERVA na internet foi completamente remodelada, permitindo a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.
2008
Relatório de atividades do ano de 2008
Diplomação de Conselheiros Eméritos
Ao longo de 2008 houve cinco reuniões mensais, com homenagens e posse dos novos Conselheiros Eméritos: Químico Paulo Prilwitz; Jornalistas Marcelo Beraba e Moysés Correa, a Enfermeira de Guerra Elza Cansanção Medeiros e o Engenheiro Eloi José Fernandes Moreira.
Entre as homenagens: os 200 anos da Faculdade Nacional de Medicina – presenteada com um estudo do famoso quadro “Visita a Esculápio”; os 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa; os 80 anos da Escola de Enfermagem Anna Nery; os 75 anos da Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica e os 60 anos da Associação dos Ex-Alunos da Escola de Química.
Nas palestras de atualização foram discorridos os seguintes temas: “Orçamento participativo”; “Saúde Bucal”; “A água nossa de cada dia” e “História da Faculdade Nacional de Medicina”.
Universidade do Brasil
Uma nova logomarca do Conselho de Minerva foi desenvolvida, integrada com a marca da UNIVERSIDADE DO BRASIL, tendo em vista ser da missão do CONSELHO DE MINERVA preservar a memória daquela Instituição de Ensino Superior, predecessora da atual UFRJ.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 35 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2007 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2007 inscreveram-se 2.470.
Homenagem a Cid Pacheco
Sete dias após o falecimento do Professor Cid Pacheco o CONSELHO DE MINERVA, homenageou um dos maiores nomes do marketing brasileiro e um dos precursores do marketing eleitoral, que tantos alunos orientou na Escola de Comunicação da UFRJ. Na mesma ocasião foi rezada missa de sétimo dia, celebrada pelo Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Edson Homem, na capela de São Pedro de Alcântara do Forum de Ciência e Cultura. Antes da missa foi exibido o programa Sede de Saber, produzido pelo CONSELHO DE MINERVA em parceria com a TV ALERJ, com uma das últimas entrevistas do Professor Cid Pacheco.
Lançamento de livro com os alunos da ECO-UFRJ
Através de sua marca editorial o CONSELHO DE MINERVA apoiou a Associação dos Antigos Alunos da ECO-UFRJ que fizeram lançamento do livro "Assessoria de Comunicação, Visão Universitária", por ocasião do centenário das Relações Públicas. Organizado pelo Prof. Sebastião Amoêdo o livro conta com a participação especial dos Conselheiros Eméritos e Professores da ECO-UFRJ: Claudete Lima e Luiz Sólon Gallotti.
Primeiro Encontro Internacional
O Primeiro Encontro Internacional do CONSELHO DE MINERVA aconteceu em Buenos Aires de 5 a 9 de dezembro. Três associações de antigos alunos se fizeram representar por seus dirigentes: Roberto Cavalcanti pela Associação dos Ex-Alunos e Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Paulo Prillwitz pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Química e Sebastião Amoêdo pela Associação de Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ.
Sede de Saber
A série Sede de Saber, programa de Televisão produzido em parceria com a TV ALERJ foi relançada na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), após renegociação da participação financeira do CONSELHO DE MINERVA na TV Comunitária. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.
Página na Internet
A página do CONSELHO DE MINERVA na internet foi completamente remodelada, permitindo a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.
2007
Relatório de Atividades do Ano de 2007
Assembléia Geral
Em 22 de março, sob a coordenação do Vice-Presidente Jeovah de Arruda Câmara, foi homenageada a República Helênica da Grécia, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. O evento foi prestigiado pelos Conselheiros Eméritos, o que propiciou a Assembléia Geral do ano, no mês em que se comemora a data das festividades da deusa Minerva (19 de março). Na ocasião o Cônsul Geral da Grécia no Rio de Janeiro, Nikolas Protonotarius declarou todos os presentes "Gregos Honorários". Não houve diplomações de novos Conselheiros Eméritos.
Universidade do Brasil
Tendo em vista decisão judicial de segunda instância na Justiça Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ não mais detém a marca Universidade do Brasil. Como o CONSELHO DE MINERVA consiste numa iniciativa cultural e associativa voltada fundamentalmente para a preservação da memória da "UNIVERSIDADE DO BRASIL" e dos seus ex-alunos e litiga judicialmente a este favor desde o ano 2000, foi oficiado por cartório de títulos e documentos ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional para o devido tombamento da marca, para que nenhuma outra pessoa ou instituição tente mais uma vez o seu registro.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2007 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2007 inscreveram-se 2.470.
Homenagem a Maria Lenk
Sete dias após a morte da Professora Maria Lenk, o CONSELHO DE MINERVA, com o apoio da AMA-UFRJ homenageou a mulher que se destacou por sua coragem e determinação, tão incomuns ao gênero de sua época, como atleta e como participante fundamental na construção da Escola Nacional de Educação Física – ENEF da Universidade do Brasil.
Inicialmente alunos e professores de natação interromperam suas atividades e fizeram um círculo em volta da primeira piscina da antiga ENEF, na Praia Vermelha, onde jogaram pétalas de rosas. A seguir foi rezada missa de sétimo dia, celebrada pelo Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Edson Homem, na capela de São Pedro de Alcântara do Forum de Ciência e Cultura.
Antes da missa foi exibido o programa Sede de Saber, produzido pelo CONSELHO DE MINERVA em parceria com a TV ALERJ, com uma das últimas entrevistas da Professora Maria Lenk.
Lançamento dos Anais do Seminário da Afeba
A Associação dos Ex-Bolsistas da República Federal da Alemanha lançou a publicação “Uma sociedade em transformação” prefaciada pelo Vice-Presidente Executivo do CONSELHO DE MINERVA, Prof. Sebastião Amoêdo. Na publicação estão os anais do seminário realizado em 2004 “A função do ensino superior”, que contou com o apoio do Conselho.
2006
Relatório de Atividades do Ano de 2006
Assembléia Geral com Diplomações
A Assembléia Geral 2006 ocorreu de 15 a 17 de setembro, na Pousada Urikana, em Teresópolis.
Na ocasião foram empossados os novos Conselheiros Eméritos: Flávio do Couto Bezerra Cavalcanti, Engenheiro Químico; Francisco José de Asevedo, Desembargador; Helda Lima Meireles, Desembargadora; Jorge da Costa Rzezinski, Advogado; José Oswaldo Corrêa, Advogado; Mauro Dickstein, Desembargador; Rosza W. Vel Zoladz, Socióloga; Revista Justiça & Cidadania; Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, Desembargador; Sergio Ribeiro Paiva, Arquiteto.
Banco de Talentos
Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2006 foram oportunizados 1.238 estágios para universitários da UFRJ.
Escola Superior de Guerra
Desde 2004 o CONSELHO DE MINERVA indica estagiários para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Cursou o CAEPE 2004 o Médico Cláudio Stillner, em 2005 a Juíza de Direito Maria Izabel Pena Pieranti e em 2006 a Desembargadora Célia Maria Vidal Meliga Pessoa; o Desembargador Marco Aurélio dos Santos Fróes e Juiz de Direito Fabio Dutra, todos magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Selecionam os candidatos pelo CONSELHO DE MINERVA os Vice-Presidentes Executivo e de Registros, Professor Sebastião Amoêdo e Desembargador Celso Guedes, que cursaram a ESG em 2002 e 1982, respectivamente.
Editora Conselho de Minerva
O vice-presidente do Conselho de Minerva, Desembargador Celso Guedes, 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, lançou pela Editora do Conselho de Minerva o livro "Juízo de Admissibilidade nos Recursos Especial e Extraordinário", no Salão Nobre do TJRJ. O livro é uma coletânea de cem verbetes jurídicos e despachos dados pelo desembargador, sendo 40% deles sobre admissibilidade dos recursos interpostos.
Sede de Saber
O programa Sede de Saber apresentou ao longo do período entrevistas com Edmee Brandi (Fonoaudiologia). Manoel Spezím Neto (Educação Física e Futebol). José Ramalho Ortigão (Engenharia). Amílcar Viana (Odontologia). Mauro Viegas (Arquitetura). Tércio Pacitti (Engenharia, Tecnologia da Informação). Celso Guedes (Direito, Magistratura). Fernando Pamplona (Belas Artes, Carnaval). Eduardo Portella (Letras, Educação). Cid Pacheco (Publicidade, Marketing Eleitoral). Helio Alonso (Educação). Maria Lenk (Educação Física, Natação). Jeovah de Arruda Câmara (Antropologia). Luis Pinguelli Rosa (Física). Militza Bakich Putviger (Educação). Agrícola Bethlem (Administração). Florentino Dias (Música, Regência). Leila Maria Felix do Nascimento (Recursos Humanos).
"Sede de Saber" tem o compromisso de apresentar antigos alunos da Universidade do Brasil e suas congêneres, que por sua notoriedade na busca do conhecimento e na dedicação à sociedade devam ter seu testemunho de vida preservado como exemplo para as novas gerações. A série de entrevistas teve início em agosto de 2005 com Maria da Paz Manhães (Médica, a primeira psiquiatra infantil). A partir de novembro o programa passou a ser gravado e exibido na TV ALERJ (canal 12 Net), onde foram apresentadas entrevistas com os Conselheiros Ivo Pitanguy (Cirurgia Plástica), Celso Fontennelle (Direito, Advocacia). Manoel Pio Correa (Diplomacia) e Raymundo Machado (Química e Comunicação).
2005
Relatório de Atividades do Ano de 2005
Assembléia
Na Assembléia Geral em março de 2005 foi aprovado o novo Estatuto, de acordo com o Código Civil. Para votar e serem votados os Conselheiros Eméritos devem estar em dia com suas obrigações, dentre elas a taxa de manutenção anual. O CONSELHO DE MINERVA passa a reunir as Universidades do Brasil. Permanece como Presidente de Honra o Reitor da UNIVERSIDADE DO BRASIL
Diplomações
Em 2005 não houve diplomações de novos Conselheiros Eméritos.
Banco de Talentos
Montado pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2005 o Banco de Talentos oportunizou 1996 estágios para universitários da UFRJ, tendo em seu cadastro outros 7.680, aguardando oportunidade.
Escola Superior de Guerra
Desde 2004 o CONSELHO DE MINERVA indica estagiários para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Cursou o CAEPE 2004 o Médico Cláudio Stillner e em 2005 a Juíza de Direito Maria Izabel Pena Pieranti, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Selecionam os candidatos pelo CONSELHO DE MINERVA os Vice-Presidentes Executivo e de Registros, Professor Sebastião Amoêdo e Desembargador Celso Guedes, que cursaram a ESG em 2002 e 1982, respectivamente.
Sede de Saber
Com a presença de Conselheiros Eméritos e amigos da Dra. Maria da Paz Manhães foi lançado oficialmente, em jantar no Leme Tênis Clube no dia 9 de agosto de 2005, o programa para televisão "Sede de Saber", do CONSELHO DE MINERVA, que vai ao ar desde então na TV Comunitária (canal 6 Net). A partir de novembro o programa passou a ser gravado e exibido na TV ALERJ (canal 12 Net), onde foram apresentadas entrevistas com os Conselheiros Ivo Pitanguy, Celso Fontennelle, Edmee Brandi e Raymundo Machado. "Sede de Saber" tem o compromisso de apresentar antigos alunos da Universidade do Brasil e suas congêneres, que por sua notoriedade na busca do conhecimento e na dedicação à sociedade devam ter seu testemunho de vida preservado como exemplo para as novas gerações.
Financiamento à Educação
Em operação inédita no mercado financeiro nacional, lançamos em março de 2001 o financiamento de pós-graduação, através do Hiper-crédito MBA Pós-Graduação do Banco Bilbao Vizcaya. Mais tarde o Banco veio a ser adquirido pelo Bradesco, que descontinuou o acordo. Em final de 2005 vemos outros bancos, dentre eles a Caixa Econômica Federal lançar o financiamento de pós-graduação. Mais uma conquista de vanguarda do CONSELHO DE MINERVA.
Página na Internet
Permanecemos com nossa página da rede de computadores. Bastante simples ela divulga nossos principais eventos e realizações. O endereço é
2004
Relatório de Atividades do Ano de 2004
Assembléias
Em 2004 foram realizadas duas Assembléias Gerais, a primeira em março (19 de março é o dia em que se comemorava na Roma antiga a deusa Minerva), e a segunda no mês de setembro, quando se comemora a fundação da Universidade Rio de Janeiro, depois Universidade do Brasil e atual UFRJ.
Novo Estatuto
Em 2004 foi aprovado o pré-projeto do nosso Estatuto, de acordo com o novo Código Civil. O CONSELHO DE MINERVA passa a reunir as Universidades do Brasil, permanecendo com a missão pétrea de defesa da educação. Seu Presidente de Honra é o Reitor da Universidade do Brasil.
Diplomações
Em 2004 foram diplomados como Conselheiros Eméritos: Claudete Lima da Silva, Hugo Leal Melo da Silva, Jeovah de Arruda Câmara, José Amaral Argolo, Luis Alberto Py, Luiz Sólon Gonçalves Gallotti, Maria Antonieta Rubio Tyrel, Nelson Maculan Filho, Oswaldo Moura Brasil, Oswaldo Luiz Machado, Wilson Antunes de Siqueira, Roberto Itamar Cardoso Plum e o Centro de Estudos de Pessoal do Exército.
Banco de Talentos
Montado pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência, que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2004 o Banco de Talentos oportunizou 746 estágios para universitários da UFRJ.
Colóquio França-Brasil
O CONSELHO DE MINERVA deu apoio ao Colóquio França-Brasil promovido pela Associação dos Ex-Alunos e Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em Teresópolis, que contou com a presença da comunidade local e de professores e profissionais da França especializados em urbanismo.
Ensino Superior
O CONSELHO DE MINERVA deu apoio à Associação Fluminense de Ex-Bolsistas na Alemanha e o Instituto Goethe que realizaram o seminário internacional “A função do ensino superior frente a uma sociedade em transformação”. Realizado no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o seminário contou com a presença do Professor Godofredo de Oliveira Neto, do Ministério da Educação e de vários professores e profissionais do Brasil e da Alemanha. Todo o evento foi transmitido via internet em português e alemão.
Realidade Brasileira, Visão Universitária
O CONSELHO DE MINERVA deu apoio a Associação dos Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ para o lançamento do livro “Realidade Brasileira – Visão Universitária” organizado pelo professor Sebastião Amoêdo a publicação apresenta diversos temas estratégicos sobre o País, desenvolvidos por alunos da graduação. A obra, editada pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ apresenta ainda relato da viagem de alunos ao Projeto Sivam.
Página na Internet
Permanecemos com nossa página da rede de computadores. Bastante simples ela divulga nossos principais eventos e realizações. O endereço é www.conselhodeminerva.org.br
Recursos Financeiros
Os parcos recursos do CONSELHO DE MINERVA tiveram origem nas doações de Conselheiros Eméritos, ou cotas de patrocínios de eventos.
2003
Relatório de Atividades do Ano de 2003
Realizações
O ano de 2003 foi especialmente rico para o CONSELHO DE MINERVA, no período foram realizados vários eventos, quando foram homenageados: Oswaldo Cruz, pela comemoração do centenário da Revolta da Vacina e pelo Dia da Saúde; o Jornal do Commercio, pelo Dia da Imprensa, este por ter sido o primeiro jornal a pautar a criação da Universidade Rio de Janeiro (atual UFRJ); a Escola de Comunicação, por seus 35 anos de fundação; o Dia dos Professores; o Dia da Alimentação e o Dia dos Odontólogos. Foi ainda lançada, na Escola Superior de Guerra, a primeira publicação da série Collectanea: “A crise da lei e da ordem” de autoria do General Eduardo Ramalho e do Professor Sebastião Amoêdo.
Diplomações
Ainda em 2003 foram diplomados como Conselheiros Eméritos o Acadêmico Eduardo Portella, a Juíza Sandra de Santis Farias Mello e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, que sediou o primeiro evento do CONSELHO DE MINERVA, em Brasília.
Banco de Talentos
Com o apoio do CONSELHO DE MINERVA foi idealizado e montado em 2000 o “Banco de Talentos”, uma “central de estágios”. Sob o lema “a oportunidade de começar” ele se desenvolve através do trabalho conjunto da UFRJ com o CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência, que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2003 o Banco de Talentos oportunizou 746 estágios para universitários da UFRJ recebendo uma bolsa auxílio variável de R$ 260,00 a R$ 1.150,00.
Universidade do Brasil
O CONSELHO DE MINERVA, através da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ, ajuizou ação civil pública - Processo no. 2000.5101030834-7 - pela posse e uso do nome UNIVERSIDADE DO BRASIL, uma vez que uma faculdade particular em Curitiba iniciou registro do nome que pertenceu à nossa Universidade de 1937 a 1965. No dia 22 de outubro de 2003, a Excelentíssima Juíza Federal da 29a. Vara Federal, Dra. Bianca Stamato Fernandes, em proferindo sentença de mérito, deu ganho de causa ao pleito formulado pelo CONSELHO DE MINERVA. Em suas 11 páginas se lê: “Costuma-se dizer que o brasileiro não tem memória. Esta é uma excelente oportunidade de resguardá-la: uma das maneiras de valorizar o ensino superior é preservar a sua tradição. Seria incompreensível, por exemplo, que a comunidade acadêmica francesa não quisesse proteger o nome ‘La Sorbone’. ”. Assim sendo à UFRJ cabe a posse e o uso exclusivo da denominação. Representa a ação como seu patrono o Vice-Presidente Jurídico do CONSELHO DE MINERVA, Dr. Rogério Álvaro Serra de Castro.
Campanha de Sangue
O CONSELHO DE MINERVA desenvolveu reuniões com o Conselheiro Emérito, General de Brigada Médico e Milton Braz Pagani, então responsável pelo setor de saúde do Comando Militar do Leste, com a Dra. Kátia Motta, Diretora do Hemocentro do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora Nacional da Política de Sangue do Ministério da Saúde. No momento estão em curso tratativas para que as doações de sangue por parte de integrantes do Exército Brasileiro para os hospitais públicos ocorram de maneira institucionalizada e permanente. Este continua sendo o compromisso número um do CONSELHO DE MINERVA: sangue para os Hospitais, recurso que dinheiro algum pode comprar.
Colóquio Resgate da Identidade Brasileira
O CONSELHO DE MINERVA deu apoio ao Segundo Colóquio Resgate da Identidade Brasileira promovido pela Associação dos Ex-Alunos e Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em Teresópolis, que contou com a presença de mais de 200 participantes e várias personalidades da vida nacional.
Recursos Financeiros
Os parcos recursos do Conselho de Minerva têm origem nas doações de Conselheiros Eméritos, ou cotas de patrocínios de eventos. Nenhuma contribuição financeira, como de nosso compromisso, foi jamais solicitada a qualquer aluno, professor ou aos cofres da UFRJ.
2002
Relatório de Atividades do Ano de 2002
Banco de Talentos
Com o apoio do CONSELHO DE MINERVA foi idealizado e montado em 2000 o “Banco de Talentos”, uma “central de estágios”. Sob o lema “a oportunidade de começar” ele se desenvolve através do trabalho conjunto da UFRJ com o CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência, que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos.
Até o início de 2002 o Banco de Talentos oportunizou 594 estágios, com nossos universitários ganhando de R$ 350,00 a R$ 1.500,00. A despeito de 4 meses de paralisação da universidade, em 2001, o CIEE-RJ realizou 4 treinamentos especiais, aceitos por mais de 90% dos participantes, que os definiram como “empreendimento altamente louvável e recomendável”.
No início de 2002 as instalações que estavam no andar térreo da Reitoria foram substituídas pela Superintendência de Recursos Humanos. No momento as operações permanecem no CIEE-RJ, no centro da cidade, tendo proporcionado em 2002: 1255 estágios.
Universidade do Brasil
O CONSELHO DE MINERVA, através da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ, ajuizou ação pela posse e uso do nome UNIVERSIDADE DO BRASIL, uma vez que uma faculdade particular em Curitiba iniciou registro do nome que pertenceu à nossa Universidade de 1937 a 1965. No dia 30 de novembro de 2001 foi concedida liminar pela Justiça Federal, outorgando à UFRJ a posse e o uso exclusivo da denominação. Representa a ação como seu patrono o Vice-Presidente Jurídico do CONSELHO DE MINERVA, Dr. Rogério Álvaro Serra de Castro. A UFRJ tem utilizado com freqüência seu nome de origem. O processo segue seu curso.
Campanha de Sangue
Ao tomar posse como Conselheiro Emérito, em abril de 2002, o General de Brigada Médico Milton Braz Pagani ofereceu vasto apoio ao setor de hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho para repasse de reservas do Banco de Sangue do Exército. A oferta depende apenas da equalização, por parte do setor de Hemoterapia do H.U., dos aspectos técnicos necessários. Este é o compromisso número um do CONSELHO DE MINERVA: sangue para o Hospital Universitário, recurso que dinheiro algum pode comprar.
Colóquio Resgate da Identidade Brasileira
O CONSELHO DE MINERVA deu apoio ao Primeiro Colóquio Resgate da Identidade Brasileira promovido pela Associação dos Ex-Alunos e Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em Teresópolis, que contou com a presença de mais de 300 participantes e várias personalidades da vida nacional. Na ocasião houve um jantar-homenagem ao Reitor Carlos Lessa.
2001
Relatório de Atividades do Ano de 2001
Consolidação do Quadro
Ao longo de 2001 o quadro de Conselheiros Eméritos apresentou-se quase completo. Alguns poucos ainda não receberam seus diplomas.
Cadastro
Nosso site na internet ainda está muito modesto. O cadastro de alunos e ex-alunos chega à casa dos 10 (dez) mil. É sempre muito importante atrair ex-alunos e solicitar que se cadastrem no site www.conselhominerva.ufrj.br
Banco de Talentos
O Banco de Talentos, apoiado pelo Conselho de Minerva, propiciou a alocação de 594 estagiários, ganhando de R$ 350,00 a R$ 1.500,00. A despeito de 4 meses de paralisação da UFRJ, o CIEE-RJ realizou 4 treinamentos especiais. Mais de 90% dos estudantes definiram o empreendimento como altamente louvável e recomendável.
Universidade do Brasil
Prossegue nossa Ação Civil Pública pela posse e uso exclusivo pela UFRJ do nome UNIVERSIDADE DO BRASIL. Até o presente está mantida a liminar concedida pela Justiça.
Seminário Alcoologia
Em conjunto com a Fundação Universitária José Bonifácio apoiamos o Seminário “Alcoologia, novos paradigmas do alcoolismo” coordenado pela Prof.a. Silvia Vargas e pelo Prof. José Mauro Braz de Lima. O evento contou com a participação do convidado internacional Dr. Didier Playoust, presidente do Comitê de Prevenção de Alcoolismo, na França. O seminário foi realizado no Hospital Universitário e no Instituto de Neurologia.
Financiamento à Educação
Em operação inédita no mercado financeiro nacional, lançamos em março de 2001 o financiamento de pós-graduação, através do Hiper-crédito MBA Pós-Graduação do Banco Bilbao Vizcaya. Todas as unidades da UFRJ que oferecem pós-graduação específica já estão credenciadas. Estamos credenciando criteriosamente novas instituições de ensino.
2000
Relatório de atividades do ano de 2000
Primeira Assembléia Geral
A primeira Assembléia Geral do Conselho de Minerva ocorreu no dia 19 de março, em cerimônia presidida pelo Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Universidade do Brasil. Na ocasião foram diplomados os Conselheiros Eméritos Fundadores.
Página na internet
Ao longo do ano, com o apoio do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, foi desenvolvido o site do Conselho de Minerva na internet.É sempre muito importante atrair ex-alunos e solicitar que se cadastrem no site www.conselhominerva.ufrj.br
Banco de Talentos
No dia 27 de novembro foram inauguradas pelo Reitor da UFRJ e o Presidente do CIEE-RJ as instalações do “Banco de Talentos”. Apoiado pelo Conselho de Minerva pretende tal empreendimento favorecer a alocação de alunos da UFRJ como estagiários de empresas e instituições. Para tanto estão programadas palestras sobre empregabilidade e será desenvolvido um cadastro de candidatos.
Universidade do Brasil
Através da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi ajuizada na Justiça Federal Ação Civil Pública pela posse e uso exclusivo pela UFRJ do nome UNIVERSIDADE DO BRASIL, tendo em vista a tentativa de registro dessa tradicional marca por uma organização participar. Em dezembro foi concedida liminar a favor do Conselho de Minerva. A ação foi movida pela AAAECO tendo em vista que o Conselho não tem ainda tempo de criação suficiente para litigar judicialmente. É patrono da causa o Vice-Presidente Jurídico do Conselho de Minerva, Dr. Rogério Álvaro Serra de Castro.
Homenagem à Maternidade Escola da UFRJ
Foi doado pelo Conselho de Minerva à Maternidade Escola da UFRJ um estudo de óleo sobre tela do pintor Arlindo Machado com o famoso quadro de Leonardo da Vinci intitulado “Madona Litta”. Pertencente ao acervo do Museu Hermitage de São Petersburgo, na Rússia, o quadro retrata Maria amamentando o Menino Jesus.
Homenagem à Faculdade Nacional de Direito
Em solenidade na Sala da Congregação da Faculdade Nacional de Direito, no dia 2 de dezembro, o Conselho de Minerva deu posse a novos Conselheiros Eméritos. A seguir em Sessão Solene foi inaugurada placa de homenagem à Universidade do Brasil no Salão Nobre. Na mesma ocasião foi entregue um estudo do pintor Arlindo Machado com o famoso quadro de Vítor Meireles de Lima intitulado “Juramento da Princesa Isabel”. Pertencente ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis, o quadro retrata a Princesa Isabel jurando a Constituição no dia 20 de maio de 1871, ao assumir a Regência do Império do Brasil, por ocasião do afastamento do seu pai que seguiu para a Europa abalado com a morte da Princesa Leopoldina. O evento ocorreu no mesmo prédio da Faculdade Nacional de Direito, que então sediava o antigo Senado do Império.